segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Que comecem os jogos!


Por Pamela Mortimer

Não há nada como as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos e o evento deste ano em Pequim não foi diferente. China retirou todos os batentes durante a sua primeira corrida nos Jogos Olímpicos, oferecendo uma exibição de tirar o fôlego de pirotecnia e alarde em nome dos países e atletas representados no evento internacional.

As cerimônias de abertura foram assistidos por mais de 90.000 espectadores no Estádio Nacional, com cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo assistindo em casa. Valor $ 30.000 de fogos de artifício explodiu no início e no final das cerimónias, acompanhado por 2.008 percussionistas e acrobatas. O evento foi gravado para uma transmissão em diferido os EUA e os locais em fusos horários semelhantes.

Uma longa lista de celebridades - políticos, atletas e celebridades - voltou com força total. Entre eles estavam o presidente Bush eo primeiro-ministro russo Vladimir Putin. O presidente Bush é o primeiro presidente dos EUA para participar dos Jogos Olímpicos em solo estrangeiro.

Muitos também se reuniram para assistir os melhores atletas Michael Phelps, Yelena Isinbaeva, Usain Bolt, Yao Ming, e Kobe Bryant.

Como se poderia esperar, planejando um evento como esse é obrigado a ser repleto de obstáculos e contratempos. Alguns questionaram a sabedoria do Comitê Olímpico Internacional para a atribuição dos Jogos Olímpicos para a China. O COI decidiu ficar por sua decisão, dizendo que era hora de levar os Jogos a um país constituído de 1,3 bilhões de pessoas, um quinto da população mundial.

Presidente do COI, Jacques Rogge disse que os Jogos "são uma oportunidade para o resto do mundo para descobrir o que a China realmente é."

Ativistas dos direitos humanos que pediram um boicote olímpico também representa uma ameaça considerável para o sucesso do evento. Os Jogos têm sido boicotado por muitos, como a atriz Mia Farrow, que escolheu para passar a cerimônia de abertura em um campo de refugiados para protestar contra violações dos direitos humanos.

"O governo chinês eo Comitê Olímpico Internacional ter desperdiçado uma oportunidade histórica de usar os Jogos de Pequim para fazer um progresso real em matéria de direitos humanos na China", disse Sophie Richardson da Human Rights Watch.

Apesar dos boicotes e armadilhas, os chineses parecem ter abraçado a presença da Olimpíada em seu país. Os ingressos estão sendo vendidos em velocidade recorde, os voluntários estão em pleno vigor, e as equipes chinesas estão testemunhando uma onda de apoio.

Muitos têm considerado a data e hora das cerimônias de abertura para ser um bom presságio. A cerimônia começou às 8 horas do dia 8 do mês 8 de 2008 -8/8/08, uma data que é especialmente propício em uma terra onde oito é considerado o mais sortudo número.

"Isso não é fácil de encontrar com essa data", disse Wang Wei, secretário-geral do Comitê Organizador de Pequim. "Esperemos que este dia de sorte vai trazer sorte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário